domingo, 25 de setembro de 2016

Calvin e Haroldo Interpretação de Texto

Interpretação de Texto Calvin e Haroldo.
Exercício de interpretação de textos com gabarito.
Calvin e Haroldo.

Pergunta:
A partir da leitura da tirinha de Calvin e Haroldo, criação do desenhista Will Watterson, é possível inferir apenas:

a) A linguagem verbal é predominante. Sendo assim, a linguagem não verbal não auxilia na construção de sentidos da tirinha.
b) O desenhista, por meio da personificação da personagem Haroldo, discute sobre a importância da indústria da guerra para a promoção da paz mundial.
c) A ironia é a figura de linguagem predominante na linguagem verbal, presente nas falas de Calvin no terceiro e quarto quadrinhos. Por meio de metáforas, Bill Watterson faz uma dura crítica à indústria norte-americana de guerra.
d) A linguagem verbal não contribui para o melhor entendimento da tirinha, pois todo efeito de humor está contido na linguagem não verbal por meio das expressões exibidas por Calvin e Haroldo no último quadrinho.

Resposta:
c) Por meio da ironia presente nas falas de Calvin (eu serei o americano destemido, defensor da liberdade e da democracia e você pode ser o opressor comunista, ateu e asqueroso, terceiro e quarto quadrinhos, respectivamente), Bill Watterson constrói uma crítica sobre a indústria norte-americana de guerra. Para conseguir o efeito desejado, o desenhista alia linguagem verbal e não verbal, elementos indispensáveis para a construção de sentidos da tirinha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prestação de serviços

  • "TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:"