domingo, 26 de março de 2017

Exercícios sobre Física

Questões sobre Física.
Perguntas sobre Física.
Perguntas e Respostas sobre Física.
Física Perguntas e Respostas.
Ajuda Escolar Física.
Pergunta:
O tanque de gasolina de um carro, com capacidade para 60 litros, é completamente cheio a 10 °C, e o carro é deixado num estacionamento onde a temperatura é de 30 °C. Sendo o coeficiente de dilatação volumétrica da gasolina iguala 1,1 10-3 °C-1 e considerando desprezível a variação de volume do tanque, a quantidade de gasolina derramada é, em litros:

a) 1,32
b) 1,64
c) 0,65
d) 3,45
e) 0,58

Resposta: a) 1,32

Pergunta:
Nos países de inverno rigoroso, verifica-se o congelamento apenas da superfície dos lagos dos rios. A água não se congela completamente porque:

a) o máximo de densidade da água verifica-se perto de 4°C e o gelo, razoável isolante térmico, é menos denso que a água.
b) o ar se esfria antes da água, congelando-se primeiro a superfície dos líquidos em contato com o referido ar e, daí, propagando-se o congelamento em profundidade.
c) a água em movimento dificilmente se congela.
d) a água se comporta como a maioria dos líquidos em relação às variações de temperatura.
e) n.d.a.

Resposta: a) o máximo de densidade da água verifica-se perto de 4°C e o gelo, razoável isolante térmico, é menos denso que a água.

Pergunta:
Julgue as afirmações abaixo:

I – A escala Celsius atribui 0° para o ponto de fusão do gelo e 100º para o ponto de ebulição da água;
II – O limite inferior para a escala Kelvin corresponde a -273°C;
III – 1°C equivale a 1°F.

Estão corretas:

a) I e II apenas
b) I e III apenas
c) I, II e III
d) II e III apenas
e) I apenas

Resposta: a) I e II apenas

Pergunta:
Um recipiente contém certa massa inicial de água na temperatura inicial de 2°C, na pressão normal; quando é aquecido, sofre uma variação de temperatura de 3°C. Pode-se afirmar que, nesse caso, o volume da água:

a) diminui e depois aumenta.
b) aumenta e depois diminui.
c) diminui.
d) aumenta.
e) permanece constante.

Resposta: a) diminui e depois aumenta.

Pergunta:
No estudo dos materiais utilizados para a restauração de dentes, os cientistas pesquisam entre outras características o coeficiente de dilatação térmica. Se utilizarmos um material de dilatação térmica inadequado, poderemos provocar sérias lesões ao dente, como uma trinca ou até mesmo sua quebra. Nesse caso, para que a restauração seja considerada ideal, o coeficiente de dilatação volumétrica do material de restauração deverá ser:

a) igual ao coeficiente de dilatação volumétrica do dente.
b) maior que o coeficiente de dilatação volumétrica do dente, se o paciente se alimenta predominantemente com alimentos muito frios.
c) menor que o coeficiente de dilatação volumétrica do dente, se o paciente se alimenta predominantemente com alimentos muito frios.
d) maior que o coeficiente de dilatação volumétrica do dente, se o paciente se alimenta predominantemente com alimentos muito quentes.
e) menor que o coeficiente de dilatação volumétrica do dente, se o paciente se alimenta predominantemente com alimentos muito quentes.

Resposta: a) igual ao coeficiente de dilatação volumétrica do dente.

Pergunta:
As escalas termométricas constituem um modelo pelo qual se traduz quantitativamente a temperatura de um corpo. Atualmente, além da escala adotada pelo SI, ou seja, a escala Kelvin, popularmente são muito utilizadas a escala Celsius e a Fahrenheit. A temperatura, cuja indicação na escala Kelvin é igual à da escala Fahrenheit, corresponde na escala Celsius a :

a) – 40°C
b) 233°C
c) 313°C
d) 301,25°C
e) 574,25°C

Resposta: d) 301,25°C

Pergunta:
O verão de 1994 foi particularmente quente nos Estados Unidos da América. A diferença entre a máxima temperatura do verão e a mínima no inverno anterior foi de 60 °C. Qual o valor dessa diferença na escala Fahrenheit?

a) 108 °F
b) 60 °F
c) 140 °F
d) 33 °F
e) 92 °F

Resposta: a) 108 °F

Pergunta:
Uma panela com água é aquecida de 25°C para 80°C. A variação de temperatura sofrida pela panela com água, nas escalas Kelvin e Fahrenheit, foi de:

a) 32 K e 105°F.
b) 55 K e 99°F.
c) 57 K e 105°F.
d) 99 K e 105°F.
e) 105 K e 32°F.

Resposta: b) 55 K e 99°F.

Pergunta:
Uma placa de aço sofre dilatação de 2,4cm², quando aquecida de 100°C. Sabendo que o coeficiente de dilatação linear média do aço, no intervalo considerado, é 1,2 x 10-6 °C-¹, podemos afirmar que a área da placa, antes desse aquecimento era:
a) 200,0m².
b) 100,0m².
c) 2,0m².
d) 1,0m².
e) 0,010m².

Resposta: d) 1,0m².

Pergunta:
Uma caixa de filme fotográfico traz a tabela apresentada abaixo, para o tempo de revelação do filme, em função da temperatura dessa revelação.

A temperatura em oF corresponde exatamente ao seu valor na escala Celsius, apenas para o tempo de revelação, em min, de:
a) 10,5
b) 9,0
c) 8,0
d) 7,0
e) 6,0

Resposta: b) 9,0

Pergunta:
Um estudante construiu uma escala de temperatura E atribuindo o valor 0°E à temperatura equivalente a 20°C e o valor 100°E à temperatura equivalente a 104°F. Quando um termômetro graduado na escala E indicar 25°E, outro termômetro graduado na escala Fahrenheit indicará:
a) 85
b) 77
c) 70
d) 64
e) 60

Resposta: b) 77

Pergunta:
A temperatura de determinada substância é 50°F. A temperatura absoluta dessa substância, em kelvins, é
a) 343
b) 323
c) 310
d) 283
e) 273

Resposta: d) 283


Pergunta:
Um recipiente, feito de um mate­rial cujo coeficiente de dilatação é desprezível, contém um gás perfeito que exerce uma pressão de 6,00 atm quando sua temperatura é de 111ºC. Quando a pressão do gás for de 4,00atm, sua temperatura será de:
a) 440 K
b) 347 K
c) 290 K
d) 256 K
e) 199 K

Resposta: d) 256 K

Pergunta:
Uma certa massa de gás perfeito sofre uma transformação isobárica e sua temperatura varia de 293K para 543K. Se o volume ocupado pelo gás à temperatura de 293K era 2,0 litros, a 543K o volume, em litros, vale:
a) 1,1
b) 2,0
c) 3,7
d) 4,4
e) 9,0

Resposta: c) 3,7

Pergunta:
Uma pessoa mediu a temperatura de seu corpo, utilizando-se de um termômetro graduado na escala Fahrenheit, e encontrou o valor97,7oF. Essa temperatura, na escala Celsius, corresponde a:
a) 36,5oC
b) 37,0oC
c) 37,5oC
d) 38,0oC
e) 38,5oC

Resposta: a) 36,5oC

Pergunta:
Quando se mede a temperatura do corpo humano com um termômetro clínico de mercúrio em vidro, procura-se colocar o bulbo do termômetro em contato direto com regiões mais próximas do interior do corpo e manter o termômetro assim durante algum tempo, antes de fazer a leitura.
Esses dois procedimentos são necessários porque:

a) o equilíbrio térmico só é possível quando há contato direto entre dois corpos e porque demanda sempre algum tempo para que a troca de calor entre o corpo humano e o termômetro se efetive.
b) é preciso reduzir a interferência da pele, órgão que regula a temperatura interna do corpo, e porque demanda sempre algum tempo para que a troca de calor entre o corpo humano e o termômetro se efetive.
c) o equilíbrio térmico só é possível quando há contato direto entre dois corpos e porque é preciso evitar a interferência do calor específico médio do corpo humano.
d) é preciso reduzir a interferência da pele, órgão que regula a temperatura interna do corpo, e porque o calor específico médio do corpo humano é muito menor que o do mercúrio e do vidro.
e) o equilíbrio térmico só é possível quando há contato direto entre dois corpos e porque é preciso reduzir a interferência da pele, órgão que regula a temperatura interna do corpo.

Resposta: b) é preciso reduzir a interferência da pele, órgão que regula a temperatura interna do corpo, e porque demanda sempre algum tempo para que a troca de calor entre o corpo humano e o termômetro se efetive.

Pergunta:
Numa cidade da Europa, no decorrer de um ano, a temperatura mais baixa no inverno foi 23oF e a mais alta no verão foi 86oF. A variação da temperatura, em graus Celsius, ocorrida nesse período, naquela cidade, foi:
a) 28,0oC
d) 50,4oC
b) 35,0oC
e) 63,0oC
c) 40,0oC

Resposta: b) 35,0oC


Pergunta:
Para descobrir as leis físicas existentes nos fenômenos da natureza, os cientistas precisam efetuar medidas das grandezas envolvidas e quantificar as relações entre elas. Sobre a importância das medidas na física, William Thompson, também conhecido como Lorde Kelvin, disse, no século XIX, que “quando não podemos exprimir as grandezas estudadas em números, o nosso conhecimento sobre o assunto não é satisfatório e dificilmente terá atingido o estágio científico.”
Medir uma grandeza física é compará-la com outra grandeza de _______ espécie, que é a unidade de medida.
Verifica-se, então, quantas vezes a _________ está contida na(o) __________ que está sendo medida(o).

A alternativa correta, que completa as lacunas acima, em sequência, é:

a) diferente - grandeza - unidade
b) mesma - grandeza - unidade
c) diferente - unidade - grandeza
d) mesma - unidade - grandeza
e) diferente - unidade - padrão

Resposta: d) mesma - unidade - grandeza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prestação de serviços

  • "TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:"