quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Ideologia de Cazuza e Roberto Frejat

Interpretação de Texto Ideologia.
Exercício de interpretação de textos com gabarito.
Meu partido
É um coração partido
E as ilusões estão todas perdidas
Os meus sonhos foram todos vendidos
Tão barato que eu nem acredito Eu nem acredito
Que aquele garoto que ia mudar o mundo
(Mudar o mundo)
Frequenta agora as festas do “Grand Monde”

Meus heróis morreram de overdose Meus inimigos estão no poder
Ideologia Eu quero uma pra viver
Ideologia
Eu quero uma pra viver

O meu prazer
Agora é risco de vida
Meu sex and drugs não tem nenhum rock ‘n’ roll
Eu vou pagar a conta do analista
Pra nunca mais ter que saber quem eu sou
Pois aquele garoto que ia mudar o mundo
(Mudar o mundo)
Agora assiste a tudo em cima do muro

Meus heróis morreram de overdose
Meus inimigos estão no poder
Ideologia Eu quero uma pra viver
Ideologia Eu quero uma pra viver

CAZUZA e ROBERTO FREJAT - 1988 www.cazuza.com.br.


Pergunta:
Nos dois primeiros versos, a palavra partido é empregada com significados diferentes. Esta repetição produz, no texto, o seguinte sentido:
a) revela o nível de alienação do sujeito poético
b) reafirma a influência coletiva na esfera pessoal
c) acrescenta elementos pessoais a um tema social
d) projeta um sentimento de desencanto sobre a política

Resposta:
d) projeta um sentimento de desencanto sobre a política


Pergunta:
O texto apresenta uma visão melancólica em relação à realidade.
Esse tom melancólico, no conjunto do texto, constrói-se principalmente com apoio no seguinte elemento:

a) a menção à morte dos heróis
b) a crítica às estruturas da sociedade
c) o desejo da crença em uma ideologia
d) a contraposição entre passado e presente

Resposta:
d) a contraposição entre passado e presente


Pergunta:
Este verso pode ser lido como uma alusão a um livro intitulado Ilusões perdidas, de Honoré de Balzac.
Tal procedimento constitui o que se chama de:

a) metáfora
b) pertinência
c) pressuposição
d) intertextualidade

Resposta:
d) intertextualidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prestação de serviços

  • "TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:"